28.5.12

A hora da mudança.


Qualquer processo de mudança por mais necessário e bem preparado que seja enfrenta resistência seja individual, uma vez que vai representar uma alteração da estrutura de poder e dos hábitos dentro da colónia. No entanto, a colonia tem como objetivo fundamental assegurar a sua continuidade e sobrevivência.
Quando se resolve implementar um novo processo sabe que este estará sujeito à cultura organizacional e aos seus julgamentos. Aqui a comunicação tem um papel muito importante que fará essa cultura mudar.
Pois, coube então a Buddy o papel importante de falar com a professora, e logo descobriu que ela própria estava receosa da mudança, temendo que os seus serviços deixassem de ser necessários. No entanto, Buddy assegurou-lhe que esses receios eram infundados.
Mais tranquila percebeu que o melhor seria mesmo mudar e ter uma atitude positiva quanto ao seu futuro. Começou então a remediar o mal que tinha feito: passou a contar histórias de ações heroicas aos seus alunos, explicando que, para lidar com novos desafios era necessária a ajuda de todos, mesmo os mais novos.
Toda a colónia mudou, não só fisicamente, mas acima de tudo, fizeram uma mudança de mentalidades.
Para a colónia continuar a ser bem-sucedida, era necessário que as alterações não fossem substituídas por tradições persistentes e difíceis de quebrar. Aqueles pinguins tinham de estar sempre atentos, e disponíveis à mudança logo que as condições o exigissem. Foi isso que fizeram, e por isso tiveram sucesso.