21.4.12

Enquadramento da obra

Com a mesma velocidade com que o iceberg descrito nesta fábula se derrete, o nosso mundo evolui ao mesmo ritmo acelerado.
Questionamos qual a atitude correta a tomar pelos governos, pelas organizações pelas empresas e mesmo por cada um de nós em particular, face a estas mudanças que vão ocorrendo no nosso dia a dia.
Este livro foi-me sugerido por uma colega de trabalho, que me disse que era de fácil leitura, muito engraçado e algumas personagens contidas nele faziam lembrar alguns colegas que connosco trabalham. Remete de alguma forma para um outro que já tinha lido de “Quem mexeu no meu queijo?” e que nos é sugerido como “work therapy”, e em que cada um de nós formula a ideia do que é um “queijo”,  e que sob a forma de metáfora se nos depara sobre aquilo que esperamos para a nossa vida e para aquilo que desejamos, quer seja um emprego, dinheiro, saúde, liberdade, paz, etc.., e que o procuramos incessantemente porque acreditamos que isso nos fará felizes.   
A data de publicação de “O nosso iceberg está a derreter” é de Março de 2007. O tema central do livro prende-se como fazer mudanças bem-sucedidas e como ultrapassar os obstáculos que nos surgem neste processo de mudança. Este tema é bastante pertinente numa altura, em que a conjuntura atual é bastante adversa. Além de ser uma fábula fácil, divertida e de agradável leitura, constitui também uma valiosa orientação para um mundo em constante e vertiginosa mudança.